Encceja Ensino Médio

ENCCEJA Ensino Médio 2025

Sabe-se que muitas pessoas não concluíram o ensino no tempo regular. Por isso, o Exame Nacional para a Certificação do Ensino Médio oferece o Encceja Ensino Médio. Ou seja, ao realizar determinada prova é possível obter a certificação dessa etapa estudantil. Em seguida você pode conhecer mais sobre o Encceja Ensino Médio e também fundamental.

Encceja Ensino Médio
Encceja Ensino Médio

Encceja 2025

O Exame Nacional para a Certificação das Competências de Jovens e Adultos mais popularmente conhecido como Encceja é uma importante prova aplicada anualmente que permite aos estudantes obter o diploma de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

O Exame é direcionado para as pessoas que não conseguiram completar esses ciclos de ensino dentro da idade regular. Neste ano de 2019, as inscrições foram realizadas durante os dias 20 e 31 de maio. Já para os candidatos que se encontram no exterior tiveram entre os dias 24 de junho e 05 de julho para fazerem as suas inscrições.

Nesse artigo vou abordar mais especificamente o Encceja voltado para o Ensino Médio. Ou seja, para os estudantes que possuem mais de 18 anos no momento da realização da prova. Então se você quer saber mais detalhes sobre essa certificação importante que é feita diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) é só continuar comigo pelas próximas linhas.


Certificação Encceja Ensino Médio

A certificação Encceja do Ensino Médio é muito importante para os candidatos que, por algum motivo, não conseguiram concluir o Ensino Médio dentro do prazo regular. Por isso mesmo hoje sentem a necessidade de ter a certificação para procurar uma melhor qualificação e oportunidade de trabalho no mercado ou mesmo dar continuidade aos seus estudos.

Vale lembrar que os candidatos ao Encceja Ensino Médio podem se inscrever:

  • Tanto quem vive em qualquer localidade dentro do Brasil como também no exterior;
  • Assim como aqueles jovens que estão cumprindo pena, realizando alguma medida socioeducativa ou em situação de privação de liberdade.
Certificação Encceja
Certificação Encceja

Por ora, para obter a certificação do Ensino Médio é exigido que o candidato tenha no mínimo dezoito anos completos de acordo com a data de aplicação das provas.


Apostilas Encceja Ensino Médio

Se você ainda não tem familiaridade com o Exame Nacional para a Certificação do Ensino Médio e pretende se inscrever na próxima edição saiba que existe uma forma bem mais simples de se preparar para a prova que é através das apostilas Encceja Ensino Médio, as quais você pode adquirir gratuitamente para fortalecer a sua preparação para o exame.

Caso você ainda não saiba como encontrar essas apostilas na internet é só acessar diretamente o portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Lá você encontra cerca de 12 apostilas, as quais se pode baixar gratuitamente e começar a estudar.

Vale lembrar que elas contemplam as disciplinas que são cobradas no exame. No caso específico do Ensino Médio as disciplinas são as seguintes:

  • Ciências da natureza e as suas tecnologias (Biologia, Física e Química);
  • Matemática e as suas tecnologias;
  • Linguagens e códigos e as suas tecnologias (Língua portuguesa, Língua estrangeira moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências humanas e as suas tecnologias (Sociologia, Filosofia, História e Geografia);
  • Redação.
Apostila Encceja 2025
Apostila Encceja 2025

Prova do Encceja Ensino Médio

As provas aplicadas são divididas pelos conteúdos que fazem parte de áreas específicas do conhecimento e cada uma delas possui 30 questões objetivas, além da redação. No caso do Ensino Médio a aplicação das provas é dividida da seguinte forma:

  • Pelo período da manhã: os candidatos respondem as 30 questões de Ciências da natureza e as suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
  • Pelo período da tarde: os candidatos respondem 30 questões que dizem respeito às Linguagens e códigos e as suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias e mais uma prova de redação.
Prova Encceja 2025
Prova Encceja 2025

Quanto a pontuação, ela é organizada da seguinte forma:

  • Cada prova Encceja objetiva vale de 0 a 200 pontos e a média para ser aprovado é de 100 pontos.
  • Na prova de redação, a pontuação vale de 0 a 10 pontos e a média para ser aprovado é de 5 pontos.

Outro detalhe importante que ainda não mencionei neste artigo é que você não precisa fazer todas as provas do Encceja Ensino Médio. Mas somente aquelas que se precisa obter a certificação. Por exemplo, se você ficou “devendo” Matemática deverá fazer somente a prova desta disciplina para, com a devida aprovação, obter a certificação do Encceja para o Ensino Médio.

Sendo assim, é só aproveitar os materiais gratuitos disponibilizados no site do INEP e estudar.

Quer receber dicas exclusivas gratuitamente do blog? Inscreva-se gratuitamente no formulário abaixo.

5/5 – (1 vote)

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *